Bom dia, Graças ao descompasso agora explícito, dentro e fora do governo federal , entre o Presidente , Governadores e até seu Ministro da Saúde , estamos perdendo tempo crucial entre discussões ocas sobre qual seria a política mais adequada para evitar a disseminação do Coronavírus pelo isolamento social, simultaneamente ao lockdown econômico, ou adotar uma política mais branda “realista”, que sufoque o mínimo possível a economia, já que somente 20% da população seria mesmo afetada e destes somente 5 % , sofreriam os efeitos das manifestações mais agudas e, necessariamente precisariam de equipamentos de UTI , respiradores e medicamentos. Porém, não esqueçamos também de milhares de equipes médicas, bem e treinadas e atuando “full time”, numa proporção nunca antes vista no país e mesmo na humanidade … Governos de nações mais desenvolvidas, insuspeitas, independentes de suas crenças, práticas econômicas, e ideológicas, baseadas na ciência, em dados epidemiológicos, e experiências bem sucedidas de outros países, fizeram prevalecer o bom senso, a ética e as crenças humanitárias. Tomaram decisões firmes e mesmo os que as tenham retardado, hoje se arrependem de suas inércias, caso de Espanha e Itália , com sistemas de saúde bem mais organizados do que o nosso, populações menores, mais educadas e dispondo de mais recursos destinados à Saúde.
Não adianta, na altura do campeonato, ficar sonhando com experiências como a do Japão, muito, muito deslocadas da nosso relidadade . Eles não adotaram um esquema de lockdown completo, mas e daí? têm uma população muito mais disciplinada, as pessoas com uma “gripezinha” já saem à rua com máscara nos transportes públicos, toda a população tem esgoto e água tratada e, mais importante ainda, onde não há Rocinhas, Rio das Pedras, nem Paraisópolis da vida…
De que lado vc acha que nosso governo deveria ficar? Vc apoiador de Jair Bolsonaro deve colaborar , mande sua mensagem à Presidência da República.
Não podemos disperdiçar mais tempo, o preço cobrado em vidas será muito alto , mas o intervalo variável , dependendo do cenário projetado, podendo ser de 40 mil até um milhão …que morrerão como peixes fora d ‘ água.
Logo vamos agir e seguir as orientações das autoridades da OMS, do Ministério da Saúde, e dos renomados especialistas daqui e de fora, ou nos comportar como massa de manobra política?